Trabalhos em altura incluem qualquer tipo de atividade que seja desempenhada em que, não sendo tomadas medidas preventivas, existe o risco de queda. Podem incluir atividades desenvolvidas acima do nível do chão ou, trabalhando ao nível do chão, onde exista um buraco ou desnível  que represente um risco real de queda.

É precisamente a possibilidade de se verificar uma queda de um nível para um nível inferior que constitui o pressuposto do conceito de trabalhos em altura, não incluindo quedas ao mesmo nível.

Trabalhos em altura: andaimes, alpinismo industrial e plataformas elevatórias

Os contextos que podem ser enquadrados neste tipo de trabalhos são muito variados. Mas os mais recorrentes, com que nos deparamos de forma mais regular, são os andaimes, bailéus e o alpinismo industrial.

O que estas atividades têm em comum é, acabámos de referir, o risco de queda para um nível inferior, assim como algunas EPI’s e medidas de proteção coletiva que visam mitigar esse mesmo risco.

Aliás, em si mesmo, o andaime depois de montado, assim como as plataformas elevatórias, configuram uma proteção coletiva provisória. São algunas das soluções possíveis, a par dos alpinismo industrial ou da montagem de linhas de vida, para se realizar trabalhos acima de 4 metros de altura, de acordo com as prescrições legais.

Todas estas soluções visam, independentemente do trabalho em altura que se vá fazer, seja pintura, construção, soldadura, inspeção limpeza ou outros, minimizar o os riscos de uma das atividades com pior registo de incidentes e acidentes graves no setor da construção.

Equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura

Independentemente dos equipamentos que se usam para aceder a determinado ponto, como as cordas e outros dispositivos no caso alpinismo industrial, dos andaimes ou da plataforma elevatória, há EPIs que devem ser comuns em qualquer destas técnica de acesso:

  • Arnês de segurança, com corda em Y ou de progressão
  • Capacete de proteção mecânica
  • Botas e luvas de proteção mecânica

Devemos ressalvar, ainda assim, que estas são apenas as prescrições mínimas. Cada contexto de trabalho possui as suas especificidades e é necessário fazer um estudo prévio dos riscos associados a cada local de trabalho e, de acordo com esse levantamento, definir os requisitos dos EPIs adequados para esse trabalho em especifíco.

Formação adequada, planeamento e preparação são cruciais para os executantes

Qualquer uma destas formas de trabalhos em altura deve ser desempenhada por técnicos qualificados, com formação especializada regular, respeitanto um princípio de reciclagem. Partindo desse pressuposto, cada trabalho deve ser antecedido de um estudo prévio, da definição de uma metodologia e plano de prevenção apropriados.

A título de exemplo, se no caso dos andaimes a resistência do solo deve ser aferida, no caso do alpinismo industrial, deve haver um plano de resgate, caso alguma coisa corra mal.

:

Perguntas frequentes

 

Necessita de alugar um andaime?

Se necessita de contratar uma empresa especializada, fique a saber o que deve ter em conta ou envie-nos o seu pedido.

Procura um serviço de alpinismo industrial ou acesso por cordas?

Ajudamos a encontrar soluções e prestadores de serviço especializadados em acesso por cordas ,para vários contexto de atuação. Técnicos certificados pelo IRATA para serviços de inspeção, manutenção, soldadura, entre outros, para contextos urbanos, parques eólicos, industrias pesadas, plataformas offshore, entre outros. Saiba mais sobre esta especialidade no Portal dos Andaimes.

O que devo ter conta quando recorro ao aluguer de andaimes?

Quando se recorre ao aluguer de andaimes deve-se ter em conta que se trata de um serviço dispendioso e de uma atividade de alto risco. Importa por isso salvaguardar aspetos, económicos e de segurança. Descubra tudo aquilo que deve ter em conta no nosso guia sobre aluguer de andaimes.

Existem fábricas de andaimes em Portugal?

O mercado nacional tem várias soluções para quem procura adquirir equipamento. Metalusa, Caldorra e Catari, são apenas algumas da opções. Conheça todas, e o tipo de equipamento que vendem, na nossa lista de fabricantes de andaimes em Portugal.