A queda de andaimes é uma realidade possível, seja por falhas técnicas, humanas ou fenómenos extremos. Uma ancoragem planeada de  forma inadequada ou ineficiente, eventos climáticos imprevisíveis, ou executantes carecem de competências técnicas e formação, são motivos que, de forma isolada, ou em conjunto, podem resultar neste tipo de incidentes, que possuem um potencial destrutivo enorme.

O facto é que , infelizmente, os acidentes sucedem-se a um ritmo superior ao desejável, que será sempre zero ocorrências. Para chamar a atenção e sensibilizar, empresas e executantes e donos de obra, para esta problemática e para a necessidade de rigor nesta atividade, decidimos elencar alguns dos vídeos mais impressionantes que identificámos na internet, que retratam incidentes relacionados com a queda de andaimes, alguns provocando  danos materiais, outros,  danos ou perdas humanas.

Alertamos que alguns conteúdos poderão ser chocantes e impróprios para pessoas mais sensíveis.

Top 5 de vídeos de queda de andaimes:

1 – Compilação de colapsos de andaimes:

2 – Andaime sucumbe a ventos fortes:

3 – Compilação de andaimes em colapso:

4 – Queda de estrutura no Rio de Janeiro.

5 – Queda de andaime provocada por movimentação de cargas, com desfecho fatal.

Se há fenómenos imprevisíveis que podem estar na origem destes acidentes, a verdade é que a maioria dos casos está relacionada com falha humana e técnica.

Este artigo é um chamado de atenção e um apelo ao rigor para quem atua nesta área. A negligência na montagem de andaimes afetará, muito provavelmente, terceiros, que poderiam ser nossos familiares, colegas ou amigos. Trabalhe em segurança e garanta, sempre a segurança alheia.

Trabalhe com rigor, mantenha-se seguro.