Saber quanto custa alugar um andaime é uma necessidade incontornável para antecipar os custos de uma obra que envolva a implementação de uma estrutura deste género. Apesar de não ser possível aferir o custo com exatidão sem pedir cotações, é possível estimar o preço do andaime de forma aproximada.

O preço do andaime que necessita e o respetivo valor por m2 dependem de vários fatores, alguns dos quais não será possível identificar sem uma visita técnica à obra. Esta permite ao prestador de serviços fazer uma análise detalhada das condições de implementação (com impacto direto na complexidade da estrutura) e identificar os fatores de agravamento do preço do andaime.

Fatores determinantes para estimar quanto custa alugar um andaime:

  • O volume do andaime;
  • A altura da estrutura;
  • A acessibilidade da zona de implementação do andaime;
  • Se a zona de implementação requer passagem para peões;
  • Se pretende rede de proteção para que as partículas e a sujidade produzidas na obra não sejam projetadas para o exterior do andaime;
  • A quantidade e complexidade de recortes da estrutura ou fachada a intervencionar.

  • O tipo de Equipamento tem Influência no Preço?

O tipo de equipamento não deverá deverá, por si só, ser um fator de agravamento do preço, nem ter influência direta no custo do serviço. O preço de andaimes para construção civil, ou andaime de fachada, não deverá ser diferente caso o prestador de serviços decida recorrer à utilização de andaime multidirecional. O que deverá ter impacto no preço será sempre a complexidade e tipo de obra e não o género de equipamento utilizado.

  • Andaimes Pequenos VS Andaimes Grandes

Andaimes pequenos, como torres de andaime ou estruturas de dimensões reduzidas, têm geralmente um preço por m2 superior a uma fachada com um volume superior de m2.

O custo mais elevado de trabalhos pequenos está relacionado com o facto de que os custos fixos, associados à logística, serem diluídos por uma quantidade menor de m2.

No caso da torre de andaime, o preço poderá também ser agravado pela altura da estrutura e pelo facto de que implica a imobilização de mais alçapões de acesso, os elementos mais caros do andaime.

  • Andaimes com mais de 25m de Altura

Para se poder antecipar quanto custa um andaime, a altura representa invariavelmente um decisivo. E existem várias razões para isso:

  • Um andaime mais alto representa a necessidade de recorrer a equipas maiores
  • Uma estrutura com mais de 25 metros de altura implica a realização de um projeto de engenharia e um cálculo de estabilidade, agravando consideravelmente o valor do serviço. Trata-se de um obrigação legal, pelo que é absolutamente incontornável.
  • Alugar VS Aquisição

Se necessita de andaimes de forma pontual a aquisição não se justifica, uma vez que representa um investimento muito superior. Se, pelo contrário, necessita de andaimes de forma recorrente e se a sua empresa possui quadros com formação adequada, adquirir equipamento para responder às necessidade internas pode fazer sentido. Se pretende receber uma cotação gratuita e sem compromissos, para avaliar essa possibilidade, peça-nos um orçamento.

Então quanto custa alugar um andaime e o preço do m2?

Para ajudar a perceber quanto custa alugar um andaime e estimar a expressão que esse serviço vai ter na sua obra, preparámos um simulador que considera alguns dos fatores que são tidos em conta na orçamentação desta especialidade. Incluímos campos como a altura, a necessidade de passagem pedonal, de rede de proteção e o valor de aluguer diário. No entanto, lembramos, existem outros fatores que podem influenciar o valor dos serviço prestado, como especificidades técnicas e a relação entre oferta e procura, ou seja, o momento do mercado.

Nota: Os valores indicados pelo simulador de preços para alugar um andaime são meramente indicativos e aproximados, não possuindo caráter vinculativo. Se pretente obter cotações peça-nos um orçamento.

Ajudamos a encontrar o melhor preço de andaimes e o melhor serviço

Preencha o formulário abaixo e nós reencaminharemos para as melhores empresas da zona da sua obra.

    Nome da pessoa a contactar:*
    Email:*

    Tipo de entidade:* ParticularEmpresaCondomínio

    Se representa uma empresa, indique o nome desta:

    Altura:*
    Comprimento:*

    Necessita de rede de proteção? SimNão
    Necessita de guarda-corpos interiores? SimNão




    Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


     

    Perguntas frequentes

    Necessita de alugar um andaime?

    Se precisa de alugar um andaime, utilize o nosso simulador de preços para estimar quanto custa alugar um andaime. Poderá ainda consultar o nosso guia de locação de andaimes, para ficar a saber tudo o que deve ter em conta ao contratar este tipo de serviço.

    Procura uma empresa especializada?

    Se procura uma empresa especializada, encontre várias opções no nosso diretório de empresas de andaimes em Portugal. Consulte a nossa lista, que elenca os vários prestadores especializados neste tipo de serviço, organizados por zona geográfica. 

    Como montar um andaime?

    Se a intensão passa exclusivamente por alugar o equipamento e proceder à montagem e desmontagem internamente, consulte o nosso procedimento de montagem de andaimes, assim com os nossos artigos sobre segurança e andaimes certificados.