Saber quanto custa alugar um andaime é uma necessidade incontornável quando para estimar os custos de uma obra que implique a implementação de uma estrutura deste género. Mas a resposta não é assim tão simples nem linear.

O preço do andaime que necessita e o seu valor por m2 dependem de vários fatores, alguns dos quais nem sempre é possível aferir sem uma visita à obra e uma análise detalhada das condições de implementação, com impacto direto no preço do andaime.

Entre outros, alguns dos fatores determinantes para responder à questão de quanto custa o aluguer de andaimes, são:

  • O volume do andaime;
  • A altura da estrutura;
  • A acessibilidade da zona de implementação do andaime;
  • Se a zona de implementação requer passagem para peões;
  • Se pretende rede de proteção para que partículas e a sujidade produzidas na obra não sejam projetadas para o exterior do andaime;
  • A quantidade de recortes da estrutura a intervencionar e quão exigentes são ao nível tecnico.




Por exemplo, para ajudar a perceber melhor o preço de um andaime, uma  estrutura com mais de 25 metros de altura obriga à realização de um  projeto de engenharia e um cálculo de estabilidade que, naturalmente, agrava o preço do serviço consideravelmente.

Por outro lado, e porque esta é uma questão muito comum, é preciso entender que muitas vezes um andaime mais pequeno tem um valor por m2 significativamente mais elevado do que o de andaimes com volume superior. Isto está relacionado com o facto de que os custos fixos, particularmente toda a logística associada à execução do andaimes, são diluídos por uma quantidade inferior de metros quadrados.

Então quanto custa alugar um andaime e o preço do m2?

Para ajudar a responder a esta questão e a estimar os custos que vai ter com o andaime, preparámos um simulador que considera alguns dos fatores que são tidos em conta na orçamentação desta especialidade.

Incluímos campos como a altura, a necessidade de passagem pedonal, de rede de proteção e o valor de aluguer. No entanto, lembramos, existem outros fatores que podem influenciar o preço, como especificidades técnicas e a relação entre oferta e procura.

Nota: Os valores indicados pelo simulador de preços para aluguer de andaimes são meramente indicativos e aproximados, não possuindo caráter vinculativo.

Ajudamos a encontrar o melhor preço de andaimes e o melhor serviço

Preencha o formulário abaixo e nós reencaminharemos para as melhores empresas da zona da sua obra.

Nome da pessoa a contactar:*
Email:*

Tipo de entidade:* ParticularEmpresaCondomínio

Se representa uma empresa, indique o nome desta:

Altura:*
Comprimento:*

Necessita de rede de proteção? SimNão
Necessita de guarda-corpos interiores? SimNão




Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


Se procura um prestador de serviços na zona Setúbal ou nas regiões do Alentejo e Algarve, visite o website da Span – Serviço Português de Andaimes.

Leia também:

Veja todos os artigos sobre andaimes