O montador de andaimes ou técnico de execução está associado a três ou quatro categorias profissionais distintas, ao nível da responsabilidade e ao nível da remuneração. Esta atividade desenvolve-se através de trabalho em equipa, cuja composição, podendo variar, inclui um chefe de equipa, um ou dois montadores e ajudantes. A proporção em que se constitui cada grupo de trabalho está diretamente dependente da especificidade da obra e da política da empresa. Queremos, no entanto, deixar a ressalva de que aquilo que aqui é referido poderá variar de empresa para empresa e das suas políticas internas.

Independentemente do quadro geral, o executante deverá ter a formação adequada e necessária para desempenhar a sua função, numa atividade de alto risco e em que a exigência ao nível da segurança deve ser máxima.

procedimento de montagem de andaimes

O chefe de equipa assume o topo da estrutura

As categorias de montador de andaimes

Chefe de equipa

Para desempenhar uma função nesta categoria, a mais exigente no seio da equipa, o profissional deve conjugar formação, experiência, condição física e algumas soft skills fundamentais.

Deverá ter capacidade de liderança e de gestão de equipas e capacidade técnica que lhe permitam, de forma autónoma e competente, garantir a execução de todos os trabalhos relativos à montagem, modificações e desmontagem de andaimes homologados.

O chefe de equipa é o elemento que assume a liderança do trabalho. Lança a estrutura desde a sua base até à conclusão, estando geralmente no ponto mais distante da base, por vezes acompanhado por um montador de primeira.

Para além disso, na seu quotidiano profissional assume uma grande diversidade de responsabilidades, das quais as seguintes poderão ser exemplo:
1. Participa no planeamento da obra, na organização do estaleiro e na sua segurança;
2. Controla o equipamento e escolhe os elementos de montagem, bem como elementos auxiliares e restante material;
3. Faz a observação de solidez após a conclusão da montagem e alerta para situações de segurança;
4. Efetua aprovação dos andaimes em obra, quando aplicável;
5. Coordena as equipas de montagem;
6. Colabora na arrumação e limpeza das frentes de trabalho e das viaturas/ arrumação, conservação e manutenção de materiais e equipamentos;
7. Efetua segregação dos Resíduos, de acordo com boas práticas ambientais
8. Utiliza dos EPI´s adequados e garante que todos o membros da equipa o fazem;
9. Cumpre as normas e regras de Segurança Higiene e saúde do Trabalho e garante que todos o membros da equipa o fazem.

Montadores de primeira e segunda categoria

Para desempenhar esta função o trabalhador deverá possuir a experiência e formação que lhe permitam assistir o chefe de equipa, na execução das estruturas. Os montadores estão, em regra geral, um ou dois pisos abaixo do chefe de equipa ou, em alguns trabalhos, no mesmo piso a apoiar o lançamento da estrutura.

1. Controla o equipamento e escolhe os elementos de montagem;
2. Verifica a solidez da zona de assentamento, coloca bases niveladoras que permitem o aumento da superfície de carga e compensação rigorosa de desníveis existentes;
3. Verifica a solidez dos encaixes e dos elementos de aperto (braçadeiras perfeitamente imobilizadas) de forma a garantir a máxima capacidade de carga dos andaimes, considerando as fases críticas da montagem e da desmontagem do mesmo;
4. Faz a observação de solidez após a conclusão da montagem e alerta para situações de segurança o chefe de equipa;
5. Coloca, fixa e retira revestimentos de proteção nos andaimes;
6. Opera e efetua a manutenção dos elementos do andaime das ferramentas e aparelhos utilizados;
8. Utilização dos EPI´s prescritos;
9. Cumprimento das Normas e regras de Segurança Higiene e saúde do Trabalho.

Ajudante

Esta função é a porta de entrada nesta profissão, onde a experiência é tão valorizada. O ajudante é o trabalhador que coadjuva o montador de andaimes nas suas tarefas e executa funções de serviços gerais de arrumação em obra/estaleiros e oficinas. Este profissional, para desempenhar a sua função de um modo eficaz apoiando os diversos profissionais integrados, deverá:

1. Auxiliar na montagem /desmontagem de andaimes sob a orientação do montador de Andaimes;
2. Efetuar cargas e descargas de materiais e proceder à sua arrumação, de acordo com as instruções fornecidas pelos seus superiores hierárquicos;
3. Colaborar na arrumação e limpeza das frentes de trabalho e das viaturas/ arrumação, conservação e manutenção de materiais e equipamentos;
4. Utilizar os EPI´s aplicados à atividade;
5. Cumprir as Normas e regras de Segurança Higiene e saúde do Trabalho;
6. Efetuar a segregação dos Resíduos, de acordo com boas práticas ambientais.

Se gostou do artigo sobre andaime de fachada, leia também: