A limpeza de janelas de prédios e fachadas é um procedimento fundamental num bom plano de manutenção e conservação de edifícios. Ainda assim, devido à complexidade do processo, aos riscos e custos associados, é muitas vezes descurado.

Particularmente em edifícios muito altos, a burocracia, os custos e a logística envolvidos nos serviços de de acesso para limpeza mais tradicionais, como os andaimes ou os baileus, demove condomínios e proprietários de seguirem um plano de manutenção adequado e necessário para a preservação do seu património.

Limpeza de janelas de prédios e fachadas: as soluções

Os Andaimes

O recurso à locação de andaime de  fachada ou multidirecional, com eventual ocupação de via pública e necessidade de licenças camarárias, torna o processo de limpeza e manutenção excessivamente moroso e caro, tendo em conta a regularidade com que é necessário.

Por outro lado, comprar andaime para não ter de alugar equipamentos de forma recorrente, sem ter capacidade técnica, nem formação adequada à sua execução e utilização, não é uma opção viável. Será sempre necessário recorrer a uma empresa especializada, que garanta a conformidade legal do processo e a segurança de executantes e de terceiros.

Peça um Orçamento

Os Baileus

O baileu é outra possibilidade para a limpeza de janelas em prédios e fachadas. No entanto, os preços, a dificuldade de encontrar prestadores de serviços e as condições estruturais desadequadas da maioria dos prédios, torna esta opção pouco atrativa ou mesmo inviável na maioria dos casos.

Acesso por Cordas

O recurso a alpinistas, especializados em acesso por cordas e limpeza industrial, será a opção que, pela simplicidade de processos a nível logístico, de duração da obra e burocrática, se adequará melhor à maioria dos edifícios ou estruturas que necessitam deste tipo limpeza e manutenção regular.

Esta opção, em que a limpeza é realizada em suspensão, por alpinistas industriais, destaca-se pela rapidez e eficiência de todo o processo, desde a contratação do serviço até à sua conclusão. Não havendo ocupação de via pública, não são necessárias licenças, desde que sejam cumpridos todos requisitos de segurança e todas as prescrições legais. Para garantir que tal sucede, dever-se-á, em qualquer circustância, recorrer a empresas especializadas nesta arte.

Entre as outras vantagens desta opção, está o preço. A logística reduzida e o facto de não se verificar a necessidade de recorrer ao aluguer e montagem de equipamentos que envolvem muita mão de obra. como os andaimes, torna-a mais económica para este tipo de empreitada.

Através desta técnica é possível fazer a limpeza de janelas de prédios e de fachadas ventiladas, fazer limpezas em complexos industriais, o tratamento e manutenção de telhados, a limpeza de poços, silos e outras estruturas. Recorrendo a equipamentos e técnicos especializados é possível, por exemplo, a limpeza através de máquinas de pressão, intervenções de soldadura, mecânica, pintura, entre outras especialidades.

Peça um Orçamento de Acesso por Cordas

Plataformas Elevatórias

As plataformas elevatórias podem ser uma opção, mas o seu alcance reduzido é muito limitador, não servindo as necessidades da maioria dos edifícios.