Aqueles que procuram uma fábrica de andaimes em Portugal podem encontrar várias opções válidas para adquirir ou alugar o seu equipamento. No nosso país a oferta possuí qualidade e há equipamentos disponíveis para os diversos âmbitos de aplicabilidade.




Fábricas de andaimes em Portugal

Metaloibérica

A Metaloibérica, parte do Grupo Metalusa, com mais de 40 anos de história, fabrica equipamento industriais homologados entre os quais se

Andaimes suspensos

Andaimes Multidirecional

destacam os andaimes. O âmbito do seu negócio passa não apenas pela venda mas, também, pela locação de andaimes (sem serviço de montagem), permitindo aos seus cliente suprir necessidades quando se verificam picos de produção. Para além disso possuí oferta formativa no âmbito desta atividade.

Os seus equipamento possuem certificação CE e são homologado de acordo com as seguintes normas: – EN 12810, EN 12811 (Fachada NOR48 e Multidirecional ADAPT), EN 12813 (Torres de Escoramento TOWROK),  NF P 93 351 (Plataformas de Segurança SAFTEC).

Tipos de andaime fabricados pela Metaloibérica:

  • Andaime Multidirecional  – ADAPT: este tipo de equipamento é o mais versátil sendo adequado para aplicação em contexto de industria pesada, fachadas, torres de rodas, contenções e coberturas. Este tipo de andaime tridimensional permite encontrar soluções seguras e práticas nas empreitadas mais exigentes.

  • NOR48: esta tipologia de andaime, modular, é a mais tradicional na construção civil e restauro. Sendo bastante comum vê-lo em empreitadas na ruas portuguesas. Menos versátil que o Adapt, tem como vantagens a facilidade e rapidez da montagem. Saiba mais sobre este tipo de equipamento, lendo o nosso artigo sobre os andaimes de fachada.




Catari

Com quase 40 anos de atividade, esta fábrica de andaime em Portugal, localizada em Arouca, tem como base de negócio o processamento equipamentos metálicos.

Tipos de andaime fabricados pela Fecocivil:

  • Andaime Multidirecional – Universal System: este modelo de andaime multidirecional é o mais versátil e adequado a desafios mais exigentes, à imagem do Adapt da Metaloibérica.

  • FA48: o FA48 é o equipamento modular para intervenção em fachadas análogo ao Nor48 da Metaloibérica.

  • FL: é uma alternativa simplificada do FA48, com um número reduzido de componentes e adequado a fachadas com alturas até 30 metros.

  • Andaime tradicional: Este tipo de andaime, com uma capacidade de carga reduzida, foi pensado para trabalhos simples de inspeção ou limpeza.

Fecocivil

Tendo iniciado a sua atividade na década de 90, esta empresa sediada em Oliveira do Bairro produz, hoje em dia, equipamentos de andaimes, escoramentos e cofragens .

Tipos de andaime fabricados pela Fecocivil:

  • Andaime certificado europeu R75 galvanizado, classe 5N: esta tipologia de andaime é adequada à intervenção em fachadas, sendo equiparável ao NOR48 e ao FA48.
  • Andaime Multidirecional certificado classe 6N: mais versátil, este tipo de equipamento, multidirecional, adequa-se a projetos mais complexos e exigentes, à imagem do ADAPT da Metaloibérica e do Universal System, da Catari.

  • Andaime de fachada tradicional pintado: é um equipamento concebido para obras com altura e exigência reduzidas. É equivalente ao andaime tradicional da Catari.




A.Fontes

Este fornecedor, sediado na Maia, possui soluções para obras de complexidade reduzida.

Tipos de andaime da Caldora:

  • Andaime AF.48 Europ.: este modelo corresponde ao andaime tradicional, pensado para intervenção em fachadas, sendo equivalente ao NOR48, FA48 e Andaime certificado europeu R75 galvanizado, classe 5N.
  • Torre de andaime rolante: Andaime móvel, adequado a trabalhos específicos e equipas de trabalho reduzidas.

  • Andaime modelo L1 tradicional: concebido para pequenos serviços, com alturas pouco significativas. Equiparável ao andaime tradicional da Catari e da Fecocivil.

Caldora

Esta empresa de Leiria, pioneira a nível nacional, foi a primeira fábrica de andaimes em Portugal, tendo iniciado a sua atividade na década de 70. Do seu catálogo e oferta constam soluções para os vários âmbitos de aplicação da especialidade.

Tipos de andaime da Caldora:

  • Andaime Multidirecional – Carl 04Md.: adequado a obras mais exigentes a nível técnico, com recortes mais complexos. É equivalente ao ADAPT (metaloiberica), ao Universal System (Catari) e ao Andaime certificado multidirecional classe 6N (Fecocivil).
  • Andaime Carl 04: Pensado para fachada, é semelhante às soluções dos outros fabricantes que partilham a sua finalidade.

  • Andaime Multidirecional – Quick E.A.E.: trata-se de um equipamento multidirecional, à imagem de outros da mesma tipologia, de outros fabricantes. No entanto, importa ressalvar que possuem alternativas metálicas para todos os elementos, com guarda corpos e alçapões. Isto poderá ser uma vantagem se atuar ao nível da industria pesada. Cada vez mais, refinarias e fábricas ATEX, procuram eliminar elementos de madeira, exigindo andaimes totalmente metálicos.

Alugar andaimes

Se considerar que adquirir o equipamento representa um custo excessivo ou que simplesmente não se justifica, consulte a nossa lista de empresas de montagem e aluguer de andaimes, que procure o serviço de aluguer de andaimes no Porto, em Lisboa, na margem Sul, ou qualquer outra zona do país. Poderá ainda estimar o preço do aluguer de andaimes com o nosso simulador de preços.

Se gostou do artigo Fabrica de andaimes em Portugal, leia também: