Comprar andaime é um processo complexo que deve ser muito bem ponderado. A aquisição deste tipo de equipamento requer um grande investimento, num bem que se desvaloriza significativamente após a sua utilização. Escolher o tipo de andaime adequado às nossas necessidades e encontrar um fabricante com as soluções certas, para o presente e futuro, poderá revelar-se um fator de grande importância no sucesso da sua empresa.

Como escolher um fornecedor para comprar andaime?

Antes de qualquer outra coisa, importa clarificar a importância de se escolher o parceiro certo no momento de comprar andaimes. Devemos ter sempre presente que comprar equipamentos de fabricantes diferentes poderá acarretar problemas de compatibilidade e certificação entre equipamentos do nosso parque de material. A mistura de elementos de diferentes marcas invalida a certificação do fabricante.

Assim, partindo do pressuposto de que não há grandes vantagens em comprar andaimes de fabricantes e modelos diferentes, devemos aferir se o nosso fornecedor possui soluções para os desafios que o mercado nos possa vir a apresentar. A escolha do tipo de andaime deverá ser feita tendo em conta o âmbito de aplicação do equipamento e os objetivos da empresa, a médio e longo prazo.

Peça um orçamento para comprar de andaime

A exigência ao nível de segurança tem vindo a crescer nos vários contextos de aplicação dos andaime. As entidades contratantes exigem às empresas de andaimes o cumprimento integral das prescrições normas de segurança

É precisamente este contexto, de exigência crescente, que tem vindo a impossibilitar a mistura de peças de modelos de diferentes fabricantes.  Não é pouco frequente, em construção cívil ou indústria pesada, a necessidade de apresentação da documentação que certifica o equipamento. Acontece que estes certificados estes que não preveêm a integração com elementos de outros tipos de andaime.

Andaime certificado e um fornecedor com soluções diversas e abrangentes, devem ser prioridades para quem pretende comprar andaime, seja ele caro, barato, usado ou novo.

Como definir as quantidades?

Se é a primeira vez que compra andaime será à partida para suprir uma necessidade interna. Nesse caso, deverá pensar no andaime padrão de que geralmente necessita. Por exemplo, se costuma necessitar de andaimes para pequenas fachadas, até 15m X  20m, saberá que basta multipicar a altura pelo comprimento para calcular a quantidade de m2 quadrados que deve adquirir, ou seja, 300 m2. 

Não obstante, ao solicitar o orçamento deverá indicar que pretente comprar 300 m2, correspondentes a 15m x 20m. Se não indicar estas últimas medidas o fabricantes não saberá o formato do andaime padrão e, por conseguinte, não poderá calcular as quantidades específicas de cada tipo de peça. Por exemplo, não sabendo o número de pisos não é possível calcular o número de alçapões Vs o número de chapas.

empresas de andaimes alentejo, algarve, setúbal, porto, lisboa

Andaime de fachada

Comprar andaime de fachada:

Se possuí uma empresa de andaimes que atua no segmento da construção. Se a sua empresa é de construção e pretende dar resposta às suas necessidades neste âmbito especifico, deverá optar por andaime de fachada.

Este tipo de material de andaime, pensado para este tipo de trabalhos, é mais leve que o multidirecional e substancialmente mais barato. Contém menos elementos e a sua montagem é um processo relativamente simples.

Por outro lado, o seu armazenamento e transporte não é tão eficiente como no caso do multidirecional, não sendo tão fácil fazer camas de peças e otimizar espaço de carga.

Para saber mais sobre este tipo de equipamento, leia o nosso artigo sobre andaimes de fachada.

Peça um orçamento para comprar de andaime

Comprar andaime de multidirecional:

Se o seu objetivo passa por prestar serviços no segmento de indústria e em fábricas. Se os andaimes que executa são de maior complexidade e exigência, deverá, sem margem para dúvidas, comprar andaime andaime multidirecional, que lhe garanta um parque de material flexível e variado.

andaime multidirecionalNão se trata da escolha certa apenas por ser mais versátil e mais resistente. Em muitas fábricas e em indústrias pesadas, como petroquímicas, papeleiras e outras, é geralmente a única tipologia permitida no interior dos complexos industriais.

Deverá ainda avaliar a oferta do fabricante, confirmando se possuí rodapés e plataformas de acesso exclusivamente metálicas.

Não deverá descurar este aspeto porque a tendência, em refinarias e fábricas ATEX, é para que os elementos de madeira, de combustão fácil, sejam gradualmente proibidos.

Estas fábricas têm políticas de melhoria continua e parâmetros de segurança apertados. Procuram, de forma recorrente, implementar medidas para mitigar os riscos.

Nesse sentido, a redução da quantidade de material de combustão fácil, com carga de incêndio elevada, é uma preocupação recorrente, resultando na proibição do uso de equipamentos de madeira. 

Se este tipo de indústria faz parte dos seus planos a médio ou a longo prazo, tenha este requisito como fundamental.

Apostar num fabricante sem uma oferta adequada à indústria e, posteriormente, procurar soluções de recurso, poderá redundar em problemas de compatibilidade de material e num pesadelo burocrático, com os departamentos de segurança das fábricas.

Neste contexto de atuação a exigência ao nível de segurança é máxima, não havendo lugar a improvisos. Esqueça as peças de fabrico não certificado ou mistura de equipamentos de fabricantes distintos. Isso poderá resultar na impossibilidade de produzir ou prestar serviços num dos setores mais apetecíveis e melhor remunerados para empresas que montam e alugam andaimes.

Pedir um Orçamento

Comprar andaime de alumínio:

Esta é uma opção que faz sentido apenas para pequenos prestadores de serviço, que pretendem suprir necessidades próprias e ocasionais.

Os andaimes de alumínio têm um custo muito elevado e são bastante frágeis. Têm a vantagem de serem extremamente leves mas, fora isso, não são a solução ideial para os segmentos de construção e indústria, onde o material é sujeito a muito desgaste e em que a durabilidade do equipamento deve ser tida em conta como um aspeto determinante.

Aquisição de andaime

Existem vários fabricantes e fornecedores no território nacional, com produção local, soluções de qualidade e adequadas a qualquer contexto de intervenção. Por outro lado, se pretende outras soluções, leia o nosso artigo sobre andaimes usados. Assisti-lo na obtenção de cotações vantajosas e na compra do equipamento é um dos objetivos do Portal dos Andaimes.

Pedir um Orçamento
Nome da pessoa a contactar:*
Email:*

Tipo de entidade:* ParticularEmpresaCondomínio

Se representa uma empresa, indique o nome desta:

Altura:*
Comprimento:*

Necessita de rede de proteção? SimNão
Necessita de guarda-corpos interiores? SimNão




Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


Nome:*
Empresa:
Email: *
Número de telefone:

Altura
Comprimento:

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


 

Se gostou do artigo como escolher o andaime certo para comprar, leia também:

 

Perguntas frequentes

Andaimes usados para venda, o que devo saber?

O Se pondera investir em equipamento de andaime e está inclinado para adquirir andaime usado, há algumas coisas que deve ter em conta. Fatores como a tipologia de material, de acordo com o contexto de trabalho, o fabricante e o estado de conservação, entre outro pontos, devem ser considerados antes de avançar com a compra. Saiba mais no nosso artigo sobre andaimes usados, proteja o seu investimento em material nesta condição ou peça um orçamento.

Procura um fornecedor de andaimes?

O mercado nacional oferece multiplas alternativas no que diz respeito à aquisição de andaimes. O Portal dos Andaimes pode ajudá-lo a encontrar a solução ideal para a sua necessidade. Saiba como!

Empresas de andaimes em Portugal?

Em Portugal existem empresas de andaimes, de Norte a Sul que atuam em todo o território continental. Consulte a nossa lista de empresas de andaimes, organizadas por zona geográfica.