Comprar andaime é um processo complexo que deve ser muito bem ponderado. A aquisição deste tipo de equipamento requer um grande investimento, trate-se da andaime multidirecional, de fachada ou qualquer outra tipologia. A consideração de vários fatores torna-se particularmente relevante se se tiver presente que se trata de um bem que se desvaloriza significativamente após a sua utilização.

Escolher o tipo de andaime adequado às nossas necessidades e encontrar um fabricante com as soluções certas, para o presente e o futuro, poderá revelar-se um fator de grande importância no sucesso da sua empresa ou negócio.

Como escolher um fornecedor para comprar andaime?

Antes de qualquer outra coisa, importa clarificar a importância de se escolher o parceiro certo no momento de comprar andaimes. Devemos ter sempre presente que comprar equipamentos de fabricantes diferentes poderá acarretar problemas de compatibilidade e certificação entre elementos do nosso parque de material. A mistura de peças de diferentes marcas pode invalidar a certificação do fabricante.

Assim, partindo do pressuposto de que não há grandes vantagens em comprar andaimes de fabricantes e modelos diferentes, deve-se aferir se o  fornecedor possui soluções para os desafios que o mercado possa vir a apresentar. A escolha do tipo de andaime deverá ser feita tendo em conta o âmbito de aplicação do equipamento e os objetivos da empresa, a médio e longo prazo.

A exigência ao nível de HST tem vindo a crescer nos vários contextos de aplicação de andaimes. As entidades contratantes exigem às empresas o cumprimento integral das prescrições normas de segurança

É precisamente este contexto, de exigência crescente, que tem vindo a impossibilitar a mistura de peças de modelos de diferentes fabricantes e a diminuir a procura e a venda de andaimes não certificados.  Não é pouco frequente, em construção cívil ou indústria pesada, a necessidade de apresentação da documentação que certifica o equipamento. Acontece que estes certificados estes que não preveêm a integração com elementos de outros tipos de andaime.

Andaime certificado e um fornecedor com soluções diversas e abrangentes, devem ser prioridades para quem pretende comprar andaime, seja ele caro, barato, usado ou novo.

empresas de andaimes alentejo, algarve, setúbal, porto, lisboa

Andaime de fachada

Comprar andaime de fachada:

Se possuí uma empresa de andaimes que atua no setor da construção civil e pretende dar resposta às suas necessidades neste âmbito especifico, deverá optar por andaime de fachada.

Este tipo de material de andaime, pensado para este tipo de trabalhos, é mais leve que o multidirecional e substancialmente mais barato. Contém menos elementos e a sua montagem é um processo relativamente simples.

Por outro lado, o seu armazenamento e transporte não é tão eficiente, como no caso do multidirecional, não sendo tão fácil fazer camas de peças e otimizar espaço de carga.

Para saber mais sobre este tipo de equipamento, leia o nosso artigo sobre andaimes de fachada.

Comprar andaime de multidirecional:

Se o seu objetivo passa por prestar serviços no segmento de indústria e em fábricas. Se os andaimes que executa são de maior complexidade e exigência, deverá, sem margem para dúvidas, comprar andaime andaime multidirecional, que lhe garanta um parque de material flexível e variado.

andaime multidirecionalNão se trata da escolha certa apenas por ser mais versátil e mais resistente. Em muitas fábricas e em indústrias pesadas, como petroquímicas, papeleiras e outras, é geralmente a única tipologia permitida no interior dos complexos industriais.

Deverá ainda avaliar a oferta do fabricante, confirmando se possuí rodapés e plataformas de acesso exclusivamente metálicas.

Não deverá descurar este aspeto porque a tendência, em refinarias e fábricas ATEX, é para que os elementos de madeira, de combustão fácil, sejam gradualmente proibidos.

Estas fábricas têm políticas de melhoria continua e parâmetros de segurança apertados. Procuram, de forma recorrente, implementar medidas para mitigar os riscos.

Nesse sentido, a redução da quantidade de material de combustão fácil, com carga de incêndio elevada, é uma preocupação recorrente, resultando na proibição do uso de equipamentos de madeira. 

Se este tipo de indústria faz parte dos seus planos a médio ou a longo prazo, tenha este requisito como fundamental.

Apostar num fabricante sem uma oferta adequada à indústria e, posteriormente, procurar soluções de recurso, poderá redundar em problemas de compatibilidade de material e num pesadelo burocrático, com os departamentos de segurança das fábricas.

Neste contexto de atuação a exigência ao nível de segurança é máxima, não havendo lugar a improvisos. Esqueça as peças de fabrico não certificado ou mistura de equipamentos de fabricantes distintos. Isso poderá resultar na impossibilidade de produzir ou prestar serviços num dos setores mais apetecíveis e melhor remunerados para empresas que montam e alugam andaimes.

Comprar andaime de alumínio:

Esta é uma opção que faz sentido apenas para pequenos prestadores de serviço, que pretendem suprir necessidades próprias e ocasionais.

Os andaimes de alumínio têm um custo muito elevado e são bastante frágeis. Têm a vantagem de serem extremamente leves mas, fora isso, não são a solução ideial para os segmentos de construção e indústria, onde o material é sujeito a muito desgaste e em que a durabilidade do equipamento deve ser tida em conta como um aspeto determinante.

Andaimes novos para comprar

Existem vários fabricantes e fornecedores no território nacional, com produção local, soluções de qualidade e adequadas a qualquer contexto de intervenção no setor. O Portal dos Andaimes, através de vários parceiros, proporciona condições especiais a empresas e particulares que procuram andaimes novos para comprar. Envie-nos o seu pedido de cotação e receba propostas com descontos consideráveis sobre os valores de tabela dos nossos parceiros e frabicantes. Os orçamentos obtidos através deste Portal são gratuitos e à nossa intermediação não está associado qualquer custo.

Por outro lado, se pretende outras soluções, leia o nosso artigo sobre andaimes usados. Assisti-lo na obtenção de cotações vantajosas e na compra do equipamento é um dos objetivos do Portal dos Andaimes.

Como definir as quantidades?

Se é a primeira vez que compra andaime será à partida para suprir uma necessidade interna. Nesse caso, deverá pensar no andaime padrão de que geralmente necessita.

Por exemplo, se prevê necessitar de andaimes para pequenas fachadas, até 16m de altura por 20 metros de comprimento, saberá que basta multipicar a altura pelo comprimento para calcular a quantidade de m2 quadrados que vaicomprar. Neste caso, como necessita de uma àrea de trabalho até 16 metros de altura, bastará ter o último piso aos 14, com mais um metro correspondente às proteções coletivas necessárias (guarda-corpos, rodapés) à utilização desse último piso.

Tendo isso em conta, quando procura andaimes novos para comprar, ao solicitar o orçamento deverá indicar que pretente comprar 300 m2, correspondentes a 15m x 20m, com último piso aos 15 metros. Se não indicar estas últimas medidas o fabricantes não saberá o formato exato do andaime padrão e, por conseguinte, não poderá calcular as quantidades específicas de cada tipo de peça. Por exemplo, não sabendo o número de pisos não é possível calcular o número de alçapões Vs o número de chapas.

Para além das peças de um andaime standard, existe uma grande diversidade de acessórios para andaimes que poderá optar por adquirir, no sentido de dotar o seu parque de material de maior flexibilidade.

Partilhamos alguns exemplos das quantidades de peças que andaimes com dimensões distintas incluem:

Quantidades em Andaime Multidirecional

Peça10m X 8+1m 15m X 8+1m  25m X 16+1m2.5m X 12m (torre)
Pé Inicial1014224
Nivelador1014224
Prumo 300079134
Prumo 2000334716320
Diagonal 2500812326
Travessa de 2500649628028
Travessa 732455513542
Rodapé lateral 732881612
Prancha 250026421462
Alçapão4486
Escada de alçapão4486
Rodapé frontal 25001624806
Tubo Fixador1216378
Bucha1216378
Olhal1216378
Abraçadeira 1216378

Qual é o momento certo para conseguir bons preços?

O preço do andaime, ao contrário do que à partida se possa pensar, pode sofrer oscilações consideráveis. No final do ano de 2020, a partir do mês de novembro, os preços das matérias-primas necessárias à produção e ao fabrico de andaime entraram numa tendência de subida acentuada que, até maio último, não se inverteu.

A subida continuada dos preços da matéria-prima tem se vindo a refletir, ao longo de 2021, em aumentos sucessivos do preço do andaime em Portugal e alguns fabricantes subiram os preços de peças na ordem dos 20%.  Outra consequência desta conjunta é a escassês de oferta em alguns mercados, como é o caso do italiano, em que a aquisição de grandes quantidades de andaime se tornou um desafio, devido à retração dos produtores na hora de adquirir matéria-prima.

qual é a melhor altura para comprar andaime

Assim, tendo em conta este tipo de oscilações, o momento em que optamos por comprar andaime pode determinar se fazemos ou não um bom negócio. Nesse sentido, será sempre útil ter uma boa percepção dos preços do mercado num contexto normal, que sirva como termo de comparação na hora de decidir ou não avançar para a compra. 

    Nome da pessoa a contactar:*
    Email:*

    Tipo de entidade:* ParticularEmpresaCondomínio

    Se representa uma empresa, indique o nome desta:

    Altura:*
    Comprimento:*

    Necessita de rede de proteção? SimNão
    Necessita de guarda-corpos interiores? SimNão




    Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


      Nome:*
      Empresa:
      Email:*
      Número de telefone:*

      Nota: Cotações para andaime usado sujeitas a disponibilidade.

      Altura
      Comprimento:

      Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


      Perguntas frequentes

       

      Pretende adquirir andaime certificado, de fachada ou multidirecional?

      Se pondera comprar andaime certificado, de fachada ou multidirecional,  saiba tudo o que deve ter em conta para garantir um bom investimento, adequado à realidade do seu negócio. Descubra os critérios que devem ditar a escolha do tipo de equipamento e fornecedor, ou faça-nos chegar o seu pedido. O Portal dos Andaimes ajuda-o a encontrar as soluções do mercado mais adequadas às nececidades da sua empresa.

      Procura um fornecedor de andaimes?

      O mercado nacional oferece multiplas alternativas de qualidade, no que diz respeito ao fornecimento de andaimes. Pode encontrar vários tipos de equipamento certificado, para orçamentos e contextos de aplicação distintos. Descubra os critérios que deve ter em conta para garantir um bom investimento, ou faço-nos chegar o seu pedido.

      Andaimes usados para venda, o que devo saber?

      Se pondera investir em equipamento de andaime e está inclinado para adquirir andaime usado, há fatores que não deve deixar de ter em conta. A tipologia de material, de acordo com o contexto de aplicação, o fornecedor e o estado de conservação, entre outro pontos, devem ser considerados antes de avançar com a compra. Saiba mais no nosso artigo sobre andaimes usados, proteja o seu investimento em material nesta condição, ou envie-nos o seu pedido.