Saber como calcular o m2 de andaime é uma forma de garantirmos que quando nos é apresentada a fatura do aluguer de andaime tudo bate certo. Especialmente em orçamentos sem preço fechado ou sem preço forfait.

Nestes casos temos um preço do m2 de andaime e, eventualmente, um preço por m2 para o aluguer diário e, caso tenhamos requerido, um preço para o metro quadrado de rede. Mas não se preocupe, para além de explicarmos como fazer esse cálculo, poderá utilizar a nossa calculadora para fazê-lo.

Sabendo a quantidade de m2 quadrados do andaime, basta multiplicar esse número pelo preço do m2 de andaime.

Então, como calcular o m2 de andaime:

Felizmente, o procedimento de cálculo da quantidade de m2 de andaime é bastante simples e, a maioria das empresas de andaimes fá-lo da mesma forma. Multiplica o comprimento pela altura e já está.

Se tivermos um andaime com lances com alturas variadas, devemos calcular a quantidade de m2 de cada lance e depois somar as todos os resultados para obter o valor global.

Por exemplo, se o andaime tem um lance de 6 metros de comprimento com 10 metros de altura e outro lance de 10 metros comprimento, com 20 metros de altura, devemos multiplicar 6*10,10*10 e somar os resultados. Neste caso seria 60+100, resultando num total 160 m2 de andaime.

Como medir um andaime

As empresas têm procedimentos distintos mas geralmente usam um de dois critérios:

  • Medem a altura e o comprimento de extremidade a extremidade;
  • Medem o comprimento da altura do piso zero (primeira chapa) até ao guarda-corpos do último piso, não contabilizando a altura das bases.

Calcular os m2 de rede de proteção

Já no que toca à rede de proteção, talvez tenhamos de fazer um pequeno ajuste. Geralmente o piso zero não possui rede mas, por outro lado, se as laterais do andaime tiverem rede, temos de adicionar essa quantidade.

Normalmente, para cada lateral termos de multiplicar a altura que está coberta pela rede por 0,75m (profundidade mais comum dos andaimes). Por exemplo, se o andaime tiver 10 metros de altura e apenas tiver rede a partir do primeiro piso (com 2 metros de altura), temos de multiplicar 8*0,75, que dá 6 metros quadrados de rede, na face lateral da estrutura.

Calculadora de m2 de andaime

Como calcular o m3 de andaime?

Se o nosso orçamento não tiver sido feito em m2, procedimento menos comum em contextos industriais e em andaimes de complexidade elevada, necessitarmos de calcular o m3. Nesse caso deveremos adicionar a largura ao nosso cálculo: Altura*Comprimento*largura. Use a nossa calculadora.

Se gostou do artigo “Como Calcular o M2 de Andaime”, leia também:

Veja todos os artigos sobre andaimes