O cálculo estrutural de andaimes é uma fase crucial do planeamento de um projeto, não apenas do ponto de vista da eficiência mas, como é evidente, da segurança. Realizar este procedimento garante, antecipadamente, que a estrutura idealizada respeita todos o requisitos de integridade e estabilidade. Para além disso, o processo implica uma contabilização exaustiva das quantidades de peças necessárias à montagem do andaime.

Necessita de um cálculo estrutural

O cálculo estrutural de andaimes nem sempre é necessário

A necessidade de se proceder à realização de um cálculo estrutural de andaimes verifica-se apenas em algunas situações:

  • Quando um andaime não é padronizado. Se se tratar de um andaime padrão ou standard, podemos consultar o manual de utilização, identificar a tipologia que se adequa à nossa necessidade e seguir à risca as respetivas prescrições e procedimentos de montagem. Quando isto não se verifica, como no caso de alguns andaimes mais complexos, de que os andaimes suspensos são um bom exemplo,  devemos recorrer ao serviço de um técnico com competência para desenvover o cálculo.
  • Quando um andaime tem mais de 25 metros de altura também é necessária a elaboração de um cálculo estrutural de andaime, assim como em casos em que a estrutura esteja exposta a condições extremascondicionalismos de suporte e assentamento, entre outras situações menos comuns.

Como fazer o cálculo de estabilidade

Quando um andaime, pelas suas características, requer um cálculo estrutural é necessário contratar um engenheiro credenciado e inscrito na respetiva ordem. Um cálculo de estabilidade, quando legalmente necessário, apenas será válido se for assinado por uma pessoa com a competência adequada. Nesta matéria a legislação dita o seguinte, de acordo com o ponto 3 do artigo 10º da Lei 40/2015:  “Os projetos das especialidades de engenharia são elaborados por engenheiros ou engenheiros técnicos que sejam reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros e pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, nos termos do anexo iii à presente lei, que dela faz parte integrante.

Por exemplo, um técnico superior de segurança não o poderá fazer a menos que também agregue competências enquanto engenheiro técnico.

Ainda assim, se a nossa intenção passa ir além daquilo que nos é imposto legalmente, havendo intenção de proceder a cálculos de estabilidade, facultativo e sem validade, para andaimes mais simples, podemos recorrer a softwares e aplicações disponíveis no mercado, que geram informação  com potencial para otimizar e tornar mais eficiente o nosso processo produtivo.

Softwares de cálculo estrutural de andaimes

  • Tricalc – Este software concebido pela Arktec em conjunto com a Metalusa, é uma solução que facilita a concepção, orçamentação, análise, verificação,
    tricalc cálculo estrutural de andaimes

    Tricalc

    otimização e montagem de andaimes. Antes de adquiri-lo é possível fazer o download da versão trial e testar o programa, que conta com várias versões, a diferentes preços.

  • Dlubal – É um software que permite a analise estrutural e dimensionamento de andaimes que conta, também, com uma versão de demonstração com a duração de 90 dias. Podemos fazer o download neste link.

Estudo académicos

Existem inúmeros estudos online que nos podem ajudar a aprofundar o nossos conhecimentos neste âmbito:

Leia Também:

Veja todos os artigos sobre andaimes