Encontrar andaimes usados para venda pode ser a solução adequada em vários contextos.  Empresas de andaimes que procuram aumentar ou ajustar o parque de material e empresas de construção que pretendam assumir a montagem de andaimes de complexidade reduzida, suprindo partes das suas necessidades internas, são geralmente aquelas que procuram adquirir este tipo de material. O andaime é um equipamento que se desvaloriza significativamente após a compra, pelo que é frequente encontrar andaime para comprar que, apesar de ser usado, se encontra em bom estado e a preços muito atrativos.

No entanto, num processo de compra de andaimes usados, convém ter em conta alguns pontos que podem determinar se fazemos um bom negócio ou negócio desastroso.

O que devemos considerar quando procuramos andaimes em segunda mão

  • Tipologia do andaime: Devemos verificar a compatibilidade do andaime usado com o nosso parque de material. Caso ainda não tenhamos material de andaime, devemos verificar se o modelo de andaime continua a ser fabricado e nos permite, posteriormente, aumentar o nosso parque da material. Devemos escolher a tipologia adequada de andaime, andaime de fachada ou fachadeiro para construção civil e andaime multidirecional para contextos mais exigentes e complexos.
  • Homologação do andaime: É imperativo garantir que o material possui todas as certificações, que nos garantem que a sua aplicação em obra está em conformidade legal e respeita as prescrições de segurança. Com a tendência para o aumento da exigência ao nível da segurança, esta questão é cada vez mais importante.
  • Estado de conservação do material: Aferir as condições do material usado pode ser um grande desafio. Pesado e acondicionado em camas de material, com centenas de peças, é difícil verificar elementos partidos, como patilhas e encaixes, empenos e carolas. Sendo um investimento avultado, recomendamos abrir um ou duas camas de andaime de forma aleatória, como amostra, e verificar o seu estado. Outra questão fundamental quando avaliamos andaime usado para venda, passa por não considerar andaime pintado, sejam elementos metálicos ou de madeira. A pintura oculta o estado real do elemento e não permite uma inspeção efetiva.

Onde encontrar andaimes usados para venda

Quando procuramos andaime usado existem muitas formas de o conseguir. Desde abordar fabricantes que, muitas vezes, vendem material do parque de aluguer a preços interessantes. Também podemos encontrar material de andaime em sites de leilões, da finanças, da segurança social ou mesmo sites como  o machineryzone, o Autoline.pto Mascus, entre muitos outros nacionais e estrangeiros. Também podemos encontrar material usado em sucatas mas é mais difícil, principalmente no que toca ao estado de conservação.

Andaimes usados olx

Também é frequente encontrar andaimes usados no OLX ou em sites semelhantes como o Custo Justo e outros. Aqui as reservas e os cuidados deverão ser exatamente os mesmos que referimos mais acima.

De qualquer forma, não havendo pressa, o ideal será ir pesquisando no Google, à espera de um bom negócio.

Leia também