Os andaimes suspensos são talvez a vertente com maior exigência técnica na construção de estruturas de andaime. Estas estruturas incríveis constituem as plataformas de trabalho que permitem, a varias especialidades, a execução das suas artes em locais de difícil acesso. A alternativa de acesso a este tipo de andaime é, geralmente, o acesso por cordas que, por outro lado, condiciona bastante a mobilidade e eficiência do executante.

É por isso que os andaimes suspensos ainda constituem a melhor alternativa para muitos trabalhos, onde não é possível sustentar o andaime no solo ou em plataformas intermédias.

No contexto de industria pesada, como refinarias e afins, na construção de pontes e em outros projetos mais complexos é frequente o recurso a este tipo de plataformas. Recorrendo a andaime multidirecional, a um bom planeamente e projeto de engenharia, assim como a chefes de equipa e montadores de andaimes altamente qualificados, com formação adequada, e experientes, é possível montar estruturas super seguras e impressionantes.

Para mostrar um pouco da especialidade de andaimes suspensos, fizemos um pesquisa e selecionámos alguns vídeos deste tipo de trabalhos, com imagens de cortar o fôlego e cuja execução está apenas ao alcance de alguns.

Top 5 – Vídeos de andaimes suspensos:

1 – Vídeo de desmontagem de andaime suspenso:

2 – Montagem de um andaime suspenso:

3 – Mais um vídeo de desmontagem:

4 – Montagem de um andaime suspenso sobre água:

5 – Montagem de um andaime suspenso com tubo e abraçadeira.

A ideia que predomina na sociedade de hoje é, muitas vezes,  de que quem monta andaimes, fá-lo porque não consegue um trabalho melhor e que qualquer um o pode fazer ou desempenhar este tipo de trabalho. Não podia haver maior engano. A montagem de andaimes é uma arte que requer, para além de muita técnica, formação e engenho, uma grande coragem, sangue frio e capacidade física. Sem dúvida, esta atividade não está ao alcance de todos, especialmente quando falamos em andaimes suspensos.

Se gostou deste artigo, leia também: