A utilização de andaimes certificados e homologados reveste-se de grande importância, não só no que diz respeito à sua fiabilidade e segurança do material, mas, também, quanto à conformidade legal da nossa atividade e ao contexto ou segmento de mercado onde podemos aplicar o nosso equipamento.
Hoje em dia são poucos, entre os bons clientes, aqueles que não exigem a utilização exclusiva de andaimes certificados e homologados, de acordo com as normas europeias. É por isso fundamental, num processo de compra de andaime, garantir que o equipamento adquirido possui todas as certificações e está em conformidade com o enquadramento legal.
Coloca-se a mesma questão relativamente ao aluguer de andaimes. Para nossa segurança e para garantir que não temos qualquer problema na eventualidade de se verificar um acidente ou uma inspeção do ACT.
Normas requeridas em andaimes certificados e homologados
Os equipamentos devem estar certificados por uma das seguintes normas:
- EN 12810-1 e En 12810-2: Os equipamentos temporários para trabalho em altura devem estar de acordo com esta norma europeia, aprovada a 4 de Setembro de 2003 pelo CEN (Comité europeu para a normalização);
- EN 12811-1: Acessos em andaimes e plataformas de trabalho ( “Scaffold access and wroking platforms”);
- EN 12811-2: Equipamentos de trabalhos temporários ( “temporary works equipments”);
- EN 12812: Requisitos de desempenho e design geral (“Falsework – Performance requirements and general design”);
- EN 1004: Norma aplicável a andaimes móveis.
É importante ressalvar que a mistura de modelos e tipologias de andaimes distintos invalida qualquer certificação que um andaime possa ter. Para saber mais sobre questões legais, consulte a nossa lista de legislação.
Para saber que tipo de material deve procurar, seja multidirecional, de alumínio ou de fachada , consulte o nosso artigo sobre compra de andaime.
Para saber onde pode encontrar andaimes certificados e homologados para aquisição, de acordo com todos os imperativos legais, consulte a nossa lista de fornecedores e fabricantes de andaime.
- Artigo sobre segurança em andaimes
- Artigo sobre Fábrica de andaimes em Portugal
- Artigo sobre legislação de andaimes
- Artigo sobre Aluguer de Andaimes
Veja todos os artigos sobre andaimes
André Guedes Vaz
Aliando um década experiência como TSHST, numa empresa de andaimes que prestava serviços em contextos diversos, à formação em marketing digital, decidi fundar o Portal dos Andaimes. Um projeto de conteúdo dedicado a esta área e aos trabalhos em altura de uma forma geral, que visa preencher um espaço deixado vago, à demasiado tempo.
Deixe o seu comentário