O andaime multidirecional é o tipo de andaime mais comum e mais usado em contexto industrial e em obras mais complexas e exigentes.

Com vários elementos conjugáveis em múltiplos ângulos e direções, é altamente versátil a solução para os maiores desafios que o mercado pode oferecer.

Elementos do andaime multidirecional:

  • Base regulável, em que é apoiada toda a estrutura;
  • Prumo (elemento vertical), com rosetas de encaixe transversal que permite a criação da estrutura tridimensional;
  • Barra ou travessa, um elemento horizontal de travamento e segurança, enquanto guarda corpos;
  • Diagonal, uma peça de estabilização;
  • Chapa, a plataforma de trabalho;
  • Alçapão, a plataforma de acesso;
  • Abraçadeiras, conectores de elementos sem encaixe standard, como bicos ou pontas de travamento, etc.;
  • “Bicos”, ancoragens e peças de fixação da estrutura;
  • Rodapés para prevenir a que da objetos.

Para além destes elementos, que existem em diversas medidas, existem muitos outros, mais específicos e para propósitos menos estandardizados, como vigas, consolas, etc.

Procedimento de montagem de andaime tubular multidirecional

Se o nosso segmento de mercado é a industria e o nosso mercado tem necessidades mais exigentes, o andaime de encaixe multidirecional é a nossa ferramenta de trabalho.

É um tipo de equipamento com versatilidade e resistência superiores e, em muitos complexos industriais, a única tipologia permitida.

No entanto, sendo uma tipologia de equipamento mais complexa, a montagem do andaime também se torna mais exigente, sendo necessário ter equipas capazes e com formação adequada. Se procuramos um prestador de serviços para atuar em cenários mais desafiantes, existem várias empresas de andaimes, a nível nacional,  com vasta experiência no recurso e utilização deste tipo de andaime multidirecional, em contexto industrial e de construção civil.

Se, por outro lado, pretendemos recorrer à locação de andaimes multidirecionais usados ou encontrar andaime multidirecional para venda, há vários fabricantes portugueses com soluções de qualidade.

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


Se gostou do artigo sobre andaime multidirecional , leia também: