O que é andaime multidirecional? O andaime deste tipo é o mais comum e o mais usado em contexto industrial, assim como em obras de maior complexidade e exigência técnica.

Com vários elementos, entre peças standard e acessórios, conjugáveis em múltiplos ângulos e direções, este tipo de equipamento é altamente versátil e a solução adequada às empreitadas mais exigentes que o mercado pode oferecer, permitindo uma diversidade interminável de configurações. Por outro lado, o seu preço é mais elevado quando comparado, por exemplo, com o Europeu Normalizado ou de fachada.

Elementos do andaime multidirecional:

  • Base regulável ou nivelador. Peça em que é apoiada toda a estrutura e que permite alinhar o andaime. Para além do modelo normal, existem também bases articuladas para superfícies irregulares e, ainda, os niveladores com rodas, aplicados em andaimes que se pretendem móveis;
  • Prumo (elemento vertical), com rosetas de encaixe multidirecional que permitem a criação de estruturas do mais variado tipo;
  • Barra ou travessa, um elemento horizontal de travamento e de segurança, enquanto guarda-corpos;
  • Diagonal, uma peça de estabilização entre prumadas;
  • Chapa ou prancha, a plataforma de trabalho;
  • Alçapão metálico ou de madeira, com escada de acesso entre pisos;
  • Abraçadeiras, conectores de elementos sem encaixe standard, como bicos ou pontas de travamento. Podem ser fixas, giratórias ou combinar a sua função com outros elementos de encaixe, como discos multidirecionais ou patilhas de encaixe;
  • Fixadores ou”Bicos” são ancoragens que permitem fixação do andaime a olhais colocados na estrutura intervencionada (por exemplo um fachada);
  • Rodapés para prevenir a queda objetos

 

Para além de todas estas peças, que na maior parte dos casos está disponível em diversas medidas, existem muitos outros acessórios, mais específicos e para propósitos menos estandardizados, dos quais destacamos:

  • Vigas, para lances ou longos ou estruturas reforçadas e com capacidade de carga superior;
  • Barras reforçadas, para estruturas com capacidade carga superior;
  • Pé inicial de andaime ou “copo”, que inclui um disco que permite a colocação de elementos transversais quase ao nível do solo;
  • Esquadros, que permitem a extensão da plataforma de trabalho, assim como contornar obstáculos ou irregularidades existentes na estrutura intervencionada;
  • Terminais duplos, peças com patilhas nas duas extremidades, que permitem a conexão entre dois discos de andaime multidirecional;
  • Discos amovíveis ou “bolachas”, discos multidirecionais que podem ser colocados fixos em tubo ou prumos;
  • Abraçadeira e espiga de empalme, que permitem a conexão de dois tubos, através da suas extremidades.

Normas de Certificação

Qualquer andaime, independentemente do modelo, deve ser certificado e esta tipologia não é exceção. Ele deve ser certificado de acordo com as seguintes normas: 

Antes de avançar para a utilização ou aquisição é fundamental garantir que se trata de equipamento certificado, uma vez que esta condição é um imperativo legal da atividade.

Como montar um andaime Multidirecional: Procedimento de montagem

Se o nosso segmento de mercado é a indústria e o nosso mercado tem necessidades de andaimes de execução mais complexa, o andaime de encaixe multidirecional será a nossa ferramenta de trabalho de eleição.

É um tipo de equipamento com versatilidade e resistência superiores e, em muitos complexos industriais, a única tipologia permitida.

No entanto, sendo uma género de equipamento mais complexo, a montagem do andaime também se torna mais exigente, sendo necessário ter equipas capazes e com formação adequada, que consigam tirar partido da versatilidade do equipamento sem comprometer aspectos de HST. Se procuramos um prestador de serviços para atuar em cenários mais desafiantes, existem várias empresas de andaimes, a nível nacional e outras estrangeiras a atuar em Portugal,  com vasta experiência no recurso e utilização de andaime multidirecional, seja em contexto industrial, seja de construção civil, restauro ou eventos (palcos e bancadas).

Se, por outro lado, pretendemos recorrer à locação de andaime multidirecional usado ou encontrar equipamento para venda, há vários fabricantes portugueses com soluções de qualidade. O Portal dos Andaimes, pode ajudá-lo a encontrar soluções competitivas. Para receber várias receber várias cotações, sem custos ou compromissos, envie-nos o seu pedido.

    Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


      Nome da pessoa a contactar:*
      Email:*

      Tipo de entidade:* ParticularEmpresaCondomínio

      Se representa uma empresa, indique o nome desta:

      Altura:*
      Comprimento:*

      Necessita de rede de proteção? SimNão
      Necessita de guarda-corpos interiores? SimNão




      Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.


      Veja todos os artigos sobre andaimes

      Perguntas frequentes

      Como e onde comprar andaime multidirecional?

      Se necessita de adquirir em andaime em Portugal, saiba tudo o que deve ter em conta para garantir um investimento acertado. Consulte o nosso guia e dicas para comprar andaime.

      O que devo ter conta quando recorro ao aluguer de andaimes?

      Ao recorrer ao aluguer de andaimes devemos ter em conta que se trata de um serviço dispendioso e de uma atividade de alto risco. Importa por isso salvaguardar aspetos, económicos e de segurança. Descubra tudo o que deve ter em conta no nosso guia sobre aluguer de andaimes.

      Empresas de andaimes em Portugal?

      Em Portugal existem empresas de andaimes, de Norte a Sul que atuam em todo o território continental. Consulte a nossa lista de empresas de andaimes, organizadas por zona geográfica.

      Andaime de fachada?

      O andaime de fachada é a tipologia mais comum no contexto da construção civil. Este tipo de andaime, pouco versátil, é mais barato, mais leve e de montagem mais simples que o andaime multidirecional. Saiba o que deve ter em conta se pretende adquirir ou alugar andaime de fachada.