O andaime de ferro é a tipologia de andaime mais amplamente usada hoje em dia. Ainda assim, nos dias que correm, o recurso ao andaime de bambu e ao andaime de madeira ainda é frequente em algumas regiões do globo. Aliás, o recurso a este tipo de matéria prima,  mais arcaica, foi o que permitiu o aparecimento desta atividade que, com o desenvolvimento da técnica e da industria, passou a recorrer a materiais específicos, com maior durabilidade e fiabilidade, como é o caso do andaime de ferro.

Os vários tipos de andaime de ferro

Existem categorias distintas de equipamentos fabricados com este material, de acordo com o objetivo e complexidade do andaime.

Andaime fachadeiro ou de fachada

Andaime de ferroO andaime fachadeiro  consiste num equipamento do tipo modular, pensado para intervenções pouco complexas e com poucos recortes. É um andaime adequado à montagem de andaimes em fachadas simples e é aquele que encontramos com maior frequência no exterior. São compostos por quadros, travessas ou guarda-corpos, chapas e plataformas de acesso, diagonais, bases, iniciadores e rodapés. Saiba mais sobre este equipamento no nosso artigo sobre andaimes de fachada.

Andaime Multidirecional

O andaime multidirecional é um tipo de equipamento com maior número de componentes, de montagem mais complexa mas, por outro lado, muito versátil. Este andaimes constitui a solução e resposta para os trabalhos mais desafiantes. Geralmente é utilizado em contexto de industria pesada, mas podemos ver este tipo de andaime em qualquer contexto mais exigente. Leia o nosso artigo sobre andaime multidirecional.

Andaime de ferro com tubo e abraçadeira

O andaime com tubo e abraçadeira é um tipo equipamento que se caracteriza pela sua versatilidade. Constituído essencialmente por dois elementos, à excepção das bases e plataformas, torna possível a construção de estruturas com qualquer tipo de medidas. Isto significa maior margem de manobra quando ponderamos a forma ideal para superar ou contornar um obstáculo em específico. Essencialmente, a sua geometria pode ser alterada, em posição e distância, à vontade do montador de andaimes.

Por outro lado, este andaime tubular tem como desvantagens a complexidade e o tempo de montagem, a diversidade de medidas, que dificulta ao armazenamento, o transporte e, ainda, o aumento da preponderância do fator humano no que toca à segurança e aos riscos associados à estrutura.

Leia também: