O Andaime de alumínio é uma tipologia de andaime muito específica, quanto à sua aplicabilidade, capacidade de carga e versatilidade. Muito leve, este tipo de equipamento é de montagem pouco complexa e exigente mas bastante frágil, adequado a pequenos trabalhos, leves e com cargas reduzidas. Tendo em conta que o andaime de alumínio representa um investimento significativo, é o tipo de equipamento ideal para empresas que necessitam de montar  regularmente  torres de acesso em andaime, para pequenas intervenções.

Andaime de alumínio, as vantagens e as desvantagens:

Este tipo de andaime tem como grandes vantagens a leveza, que facilita o seu transporte, e a facilidade e simplicidade de montagem. É um processo pouco complexo, que não exige grande capacidade técnica por parte do montador ou executante.

No entanto, é necessário que o técnico possua formação adequada à tarefa e que respeite as prescrições e limitações do equipamento, definidas pelo fabricante e dispostas no respetivo manual. Trata-se de um imperativo que visa garantir a segurança de todos os intevenientes na montagem e utilização do andaíme de alumínio, assim como de terceiros e bens que possam circular ou existir na zona de implementação da estrutura.

O maior inconveniente deste tipo de andaime é a sua resistência e durabilidade. É um equipamento demasiado frágil para ser aplicado no contexto de construção e manutenção industrial, onde é exposto a um grande desgaste, que pode abreviar o seu tempo de vida útil.

Para além disso, vendido geralmente num “jogo” de andaime (torres de andaime), é pouco ou nada versátil, não sendo a solução ideal para acessos mais exigentes, que obriguem a configurações despadronizadas e mais complexas. Os andaimes de alumínio têm ainda o problema ou senão do preço, sendo necessário um investimento muito elevado tendo em conta a abrangência reduzida da sua aplicação.

A quem se adequa o andaime de alumínio

O andaime de alumínio adequa-se a profissionais ou empresas que necessitem de torres ou de plataformas, para pequenos trabalhos em altura, em ambientes pouco exigentes e adversos. Criar um acesso, colocação de outdoors, trabalhos de limpeza e pequenas reparações, são alguns dos exemplos de trabalhos que podem ser realizados com recurso a este tipo de equipamento.

Apenas faz sentido comprar um equipamento deste género se necessitarmos dele de forma relativamente regular. Convém perceber se o nosso volume deste tipo de trabalho justifica a aquisição em detrimento do aluguer.

Os vários tipos

Existem algumas tipologias de andaime de alumínio mais comuns:

  • Torres normais de 2,5m por 0,75m, com diversas alturas, que usar com bases reguláveis ou rodas. A altura máxima deste tipo de torres ronda os 11 metros.
  • Torres largas com 2,5m por 1,5m que, à imagem das anteriores podem ter bases reguláveis ou rodas. Neste caso, com o aumento da superfície da base a altura máxima ronda os 14 metros.
  • Torres com escada interior. Com  2,5m por 1,5, possuem uma prancha por piso e, entre estes, lances de escada convencional.

Os preços deste tipo de andaime começam nas poucas centenas de euros e podem chegar aos 3 ou 4 mil, dependendo do tamanho, da qualidade e da marca.

LEIA TAMBÉM