A ancoragem de andaime envolve o recurso a três elementos: o fixador, o olhal e a bucha. Com recurso a abraçadeiras, o fixador é preso aos prumos do andaime, geralmente de forma alternada a partir do segundo piso, e o seu gancho é encaixado num olhal. Este, por sua vez, está fixo na estrutura intervencionada através de uma uma bucha.

Elementos de ancoragem de andaime

Fixador de andaime para ancoragem

Fixador de andaime

O fixador de andaime é um elemento fundamental de segurança. Permite que o andaime seja fixado na estrutura alvo de intervenção, conferindo-lhe a estabilidade necessária.

Estas peças são colocadas a partir do primeiro ou segundo piso, prumada sim prumada não, alternando a cada piso.

Ou seja, no primeiro piso colocam-se fixadores na 1ª, 3ª, 5ª prumadas, no piso seguinte colocam-se fixadores na 2ª, 4ª e 6ª prumadas.

Medidas e pesos:

  • 0,5m: +/- 3kg
  • 1m: +/- 3,5kg
  • 1,5m: +/- 5,5kg

Bucha e olhal para ancoragem de andaime

O olhal é um parafuso com anel de ancoragem que é aparafurado numa buxa de nylon M14x15.

olha e bucha para ancoragem de andaime

 

Perguntas frequentes

 

Procura um fornecedor de fixadores de andaime?

Se pretende adquirir andaime ou acessórios de ancoragem, faça-nos chegar a sua solicitação, através do nosso formulário. O Portal dos Andaimes procurará, junto de vários fornecedores, a melhor solução para si, com andaime certificado, de qualidade e a preços competitivos.

Procura andaime multidirecional?

O andaime multidirecional é o tipo de equipamento mais adequado ao contexto de indústria pesada e a obras complexas. É mais pesado, mais caro mas também mais versátil, dando resposta aos maiores desafios. Se pondera alugar ou adquirir andaime multidirecional peça-nos um orçamento.

Necessita de alugar um andaime para uma fachada?

Se procura alugar um andaime para uma fachada, em qualquer zona de Portugal, os nossos parceiros podem ser a solução que procura. Faça-nos chegar a sua solicitação, através do nosso formulário de pedido de orçamento, para alugar um andaime.