Um acidente com andaime, infelizmente, não é um acontecimento tão pouco comum como seria desejável. Para contribuir para a sensibilização, de todos os intervenientes nesta área, para a importância segurança, disponibilizamos um registo de alguns dos incidentes que vão acontecendo em Portugal e no Brasil.

acidente com andaime

Acidentes com andaimes em Portugal

02/02/2020 – Queda de andaime corta transito na cidade do Porto

Depois de uma noite de mau tempo um andaime não terá resistido à força do vento e colapsou sobre a via pública, na cidade do Porto. Apesar de ainda não serem conhecidas as causas, a utilização de uma lona opaca poderá ter contribuído para potenciar a força do vento. Felizmente não houve feridos a registar. Pode ver a notícia aqui.

Acidente com andaime: registos no Brasil

12/03/2020 – Motorista provoca embate andaime, provocando o seu colapso

Um andaime de dimensões consideráveis, montado na fachada do Teatro Coliseu de Santos, colapsou após um motorista ter embatido na estrutura com o seu veículo. O motorista ter-se-á posto em fuga após incidente. Este tipo de acidente com andaime, apesar de pouco frequente, é um bom exemplo da importância da sinalização adequada das estruturas e, até, da criação de uma área de segurança, quando possível. Felizmente não feridos a registar, tendo-se verificado apenas danos materiais. Para saber mais sobre este acidente pode consultar a noticia.

27/02/2020 – Queda de andaime provoca a morte de um homem

A queda de um andaime relativamente baixo, com cerca de 3 metros de altura, seguida de uma pacada com a cabeça, terá provocado o falecimento de um homem, na obra de uma escola em Amargosa. A altura do andaime e a gravidade das consequências exaltam a importância da proteção individual dos executantes e da implementação de medidas de proteção coletiva adequadas, mitigando o risco de um acidente com andaime.