A utilização de andaimes em vários tipos contexto, com exigências e complexidades distintas faz com que, muitas vezes, as peças que compõem o andaime standard ou básico não seja suficientes para dar resposta às necessidades de uma obra. Nessas situações, porém, podemos recorrer-nos de um sem número de acessórios para andaimes, que nos garantem uma estrutura dentro dos mais altos padrões de qualidade e segurança, até mesmo no contexto mais difícil.

Vigas, consolas ou esquadros, abraçadeiras de vários tipos, barras reforçadas, rodas, discos e até mesmo peças para coberturas, são apenas alguns dos acessórios para andaimes que existem.

Acessórios para andaimes

Tendo em conta a grande diversidade, abordaremos apenas alguns dos principais acessórios de andaimes, omitindo as peças mais comuns que, geralmente, compõe um andaime standard, multidirecional ou de fachada.

Contudo, como sempre, deixamos a porta aberta a sugestões, que poderão ser feitas na caixa de comentários.

Abraçadeiras e conectores

Existe uma grande variedade de abraçadeiras, um dos principais acessórios para andaimes, que são usadas para conectar elementos de vários tipos, como por exemplo:

  • Abraçadeira fixa: usada para conectar tubos, na horizontal e vertical, mas sempre com o mesmo ângulo. É a recomendada para fixar os tubos de amarração ao andaime.
  • Abraçadeira giratória: como a anterior, permite conectar tubos mas, sendo giratório, com vários ângulos.
  • Abraçadeira dupla ou de empalme: permite conectar tubos nas suas extremidades, tornando-os extensões um do outro. Servam para fazer acrescentos ou reforçar conexões.
  • Espigão de empalme: peça simétrica que com duas extremidades pensadas para conectar tubos, funciona em complementaridade com a abraçadeira dupla ou de empalme.
  • Abraçadeira com cavilha: permite unir um tubo e disco de prumo multidirecional. Existem fixas para ângulos de 90º e giratórias, para vários ângulos.
  • Abraçadeira com disco: permite conextar um tubo a um disco multidirecional, para lançar travessas ou outros elementos com cavilhas.
  • Conector de prumos: pequenas barras com abraçadeira nas extremidades ou peças de engate duplo com cavilha em ambas as extremidades.
  • Adaptador com ponteira: com uma abraçadeira numa extremidade e uma ponta na outra, serve para lançar um prumo, partindo de um tubo ou travessa.

Vigas de Carga

  • Peças de malha reforçada usasas para vencer vãos maiores e para reforçar estruturas para suporte de cargas mais significativas. As medidas variam normalmente entre os 2,5 e os 6 metros.

Consolas, esquadros ou suportes para aumento de prancha

  • Acessórios para andaimes que permitem lançar uma plataforma de trabalho suspensa, ou lançar estrutura de andaime sem se estar ao nível do solo.

Outros acessórios para andaimes

Prumo para passagem pedonal: reforçado e com um vão mais largo, serve de base para o lançamento do andaime, garantindo a passagem de peões de acordo com as prescrições legais.

Niveladores: entre os vários acessórios para andaimes, estes são os mais transversais. A base do andaime, com capacidade de regulação, permitem alinhar/nivelar o andaime, vencendo eventuais irregularidades na zona de implementação. Existem fixos, articulados e com rodízio.

Rodas ou rodízios: permitem a mobilidade de pequenas estruturas ou torres de andaime, com uma capacidade de peso limitada, que devem respeitar o princípios de estabilidade dos andaimes.

Base incicial de andaime (andaime de fachada): colocados na base do andaime, servem para lançar as diagonais em andaimes de fachada.

Barras reforçadas: servem para aumentar a estabilidade e capacidade de carga do andaime.

Discos ou bolachas: permitem acoplar um disco multidirecional a um prumo ou tubo, onde pode ser lançado qualquer elemento com cavilha.

Rodapés: proteções coletivas que previnem a queda de objetos.

Guarda-corpos: ingnorando o seu papel enquanto travessas, no que diz respeito à estabilidade do andaime, são proteções coletivas, colocadas a 0,5m e 1m, que visam prevenir a queda em altura.

Resguardos laterais: colocados nos topos ou laterais dos andaimes, servem como rodapé e guarda-corpos.

Se pretende saber preços para acessórios e peças de andaime, peça um orçamento gratuito ou saiba o que deve ter em conta no nosso artigo sobre compra de andaimes.

Leia também:

Perguntas frequentes

Andaimes usados para venda, o que devo saber?

O Se pondera investir em equipamento de andaime e está inclinado para adquirir andaime usado, há algumas coisas que deve ter em conta. Fatores como a tipologia de material, de acordo com o contexto de trabalho, o fabricante e o estado de conservação, entre outro pontos, devem ser considerados antes de avançar com a compra. Saiba mais no nosso artigo sobre andaimes usados, proteja o seu investimento em material nesta condição ou peça um orçamento.

Procura um fornecedor de andaimes?

O mercado nacional oferece multiplas alternativas no que diz respeito à aquisição de andaimes. O Portal dos Andaimes pode ajudá-lo a encontrar a solução ideal para a sua necessidade. Saiba como!

Empresas de andaimes em Portugal?

Em Portugal existem empresas de andaimes, de Norte a Sul que atuam em todo o território continental. Consulte a nossa lista de empresas de andaimes, organizadas por zona geográfica.